Recomendação da Inconstante | 7 | Blogs Angolanos

26.4.15

Não costumo escrever nada antes das recomendações, mas esse é claramente um caso excepcional. Só vim explicar porque resolvi fazer esse especial. Não se empolguem, o motivo de fundo ainda é a ideia de partilhar convosco coisas que conheço e de que gosto. O adicional é que ultimamente tenho lido muita coisa boa por aí (leia-se internet) produzida por conterrâneos meus. E infelizmente tem havido muitos incidentes também. Ou se calhar são os mesmos de sempre, mas o whatsapp e o facebook ajudam na divulgação. Não vou salvar o mundo, até porque não acredito que esteja em perigo (naquelas perspectivas do Apocalipse Zombie e outras cenas maradas). Mas posso sempre falar de coisas boas e esperar que elas sejam mais relevantes que as más. Ok, excedi-me, como sempre. Vamos para as recomendações. Sorriso rasgado

Meu Agridoce
Rosa Soares, para além de ter um lindo sorriso é, desde 2010, a criadora do blog Meu Agridoce. Nascida no Setembro de há quase dezanove anos, é já autora da obra literária Uma versão diferente da vida, publicada em 2013. Inicialmente o blog da jovem angolana chamava-se Entre nós mulheres e abordava os mais variados assuntos de interesse das mesmas. Mas recentemente, se não me engano há cerca de dois anos, a identidade foi mudada e o foco principal passou a ser a literatura, embora ainda gire em torno dos outros tópicos.
Recomendação Especial Blogs Angolanos 1Imagens obtidas nos perfis de Rosa Soares: Instagram | YouTube | Blog | Facebook

Eu conheci a Rosita (como carinhosamente a chamo) em Setembro (olha como esse mês está repetitivo aqui) de 2010. Após um comentário dela fui logo ver o seu cantinho. Na altura era ainda o antigo blog e eu gostei muito. Perecia com alguns que já seguia. Desde então o layout já está personalizadamente lindo (Rah é top!), os conteúdos mais interessantes, os textos revelam a sua evolução como escritora e o blog tem uma versão falada no YouTube. Aconselho-vos, obviamente para além de visitarem o blog, a juntarem-se aos seguidores do Facebook e Instagram. Quem sabe a Rosita não adiciona azedume ou açúcar a tua vida?

Esse blog é do meu irmão!! Ok acabou, já está tudo dito. Mentira pessoal. Mas sim, o José Carlos Rodrigues da Costa, autor desse blog que começou em Janeiro desse ano é meu irmão. Desenganem-se se pensam cá está por isso. Eu aprecio genuinamente as publicações desse espaço virtual. E quem não curte economia não se assuste com o nome, pois há outros assuntos a serem levantados por lá.
Recomendação Especial Blogs Angolanos 2Imagens obtidas nos perfis de José Costa: Blog | Flickr | Instagram

Sendo o JCRC economista e angolano, não admira que o principal tema seja a economia angolana. No entanto debruça-se também sobre o desporto cá da terra, os livros que lê (que eu também aconselho) e sobre a nossa história (a verdadeira, não aquela do livro da quarta classe). Os textos para além de devidamente escritos são informativos e contêm referências credíveis. Outra coisa que se pode encontrar no blog é o link para a sua galeria do Flickr, que diga-se de passagem é incrível e conta uma pequena amostra no seu Instagram. Passem pelos três endereços e deliciem-se.

Conheci recentemente (há menos de seis meses) esse blog, apesar de já existir desde Abril de 2014, e desde então tenho acompanhado. Yanciela Liconga, a autora, dedica aqui o seu tempo a falar sobre cabelo e pele. Embora tenha nascido em Cuba, é de origem angolana e, como podemos acompanhar no blog, concluiu há pouco tempo a transição para o cabelo natural. Sendo esse tema de interesse do público angolano, visto que há um crescente número de mulheres a voltar ao seu natural, convém que se tenha um lugar fiável para consultar algumas dicas e truques.
Recomendação Especial Blogs Angolanos 3Imagens obtidas nos perfis de Yanciela Liconga: Blog | Instagram | Facebook | YouTube

Para além de achar pertinente o tema do blog, gostei da maneira como a informação é passada pela sua autora. A linguagem usada é bem simples e percebe-se que ela fala de coisas sobre as quais tem conhecimento. O blog conta com uma página no Instagram, outra no Facebook e um canal no YouTube, que até a publicação dessa recomendação contava apenas com um vídeo. Espero que com a vossa ajuda esse blog cresça muito, estou com grandes expectativas.

Vamos Lá Ser Sinceros
Pouco há a dizer sobre o autor desse blog porque melhor descrição que a que ele fez dele mesmo não há. Mas vou tentar resumir. O angolano Mauro Sérgio, cuja idade será dada como algo depois dos 20 e antes dos 30, atribui-se alguns adjetivos mal vistos pelo público feminino, e não só. Eu acho que é puro marketing por causa dos textos que compõem o blog criado em Novembro de 2009. Mas também pode ser a mais pura verdade, visto que tem dado vida ao Homem Tundimbo.
Recomendação Especial Blogs Angolanos 4Imagens obtidas nos perfis de Mauro Sérgio: Blog | Instagram | Facebook | Twitter

O blog concentra-se nas relações entre homens e mulheres. Os contrastes, semelhanças, confusões, situações e circunstâncias que caracterizam a interação entre esses dois universos são explicados com uma boa dose de humor e algum teor sexual. O conteúdo prolonga-se a críticas a situações correntes e acontecimentos contemporâneos, sempre sem perder a piada (quem nunca viu os memes do vamoslasersinceros pouco sabe sobre gargalhada). Embora o blog esteja desatualizado há mais de meio ano (gostaria muito de saber o motivo Mauro) é diariamente acessível e acessado pelas suas extensões no Facebook, Twitter e Instagram. Já sabem, quando quiserem discutir a atualidade e rir ao mesmo tempo acedam qualquer um dos links e sejam felizes.

Cenas Parecidas

4 Outras Alturas

Skoob | Minha Biblioteca Virtual

Portfólio | Arquitetura & Design

Flickr | Galeria de Fotografias