Carnaval | Cultura

19.2.15

Imagem por ZeCarlos

Não sei vocês, mas eu não curto o Carnaval. Desde que me lembre, nunca achei piada. A única coisa boa eram os dias que davam na escola para ficar em casa. E desde que coincide com as minhas férias, perdeu até isso. Mas apesar de toda a insignificância que essa comemoração tem na minha vida, é o tema desse texto. Acreditem, amo falar sobre coisas de que não gosto, mas tenho outro motivo aqui.

Pois bem, ontem foi quarta de cinzas. Logicamente, antes disso foi Carnaval. E o meu instagram informou-me de festas rijas em casas nocturnas da Ilha de Luanda e fora dela. Muitos fizeram-se presentes. Pagaram as poucas divisas que tinham pelo evento. Isso já assumo eu. Se calhar foi mesmo em kwanzas. Mas essa festa numa sala escura com música electrónica não é o Carnaval angolano. Ou mudaram e não me disseram nada? Também quem sou eu para ser avisada de seja o que for? Voltando ao assunto, aquilo, chamem-lhe do que quiserem, não é Carnaval. É uma festa na mesma data. Porque o nosso Carnaval são os desfiles na Marginal. E falo do pouco que sei do Carnaval de Luanda, pois lamentavelmente não conheço os outros. No entanto deduzo que não lhe sejam muito diferentes. Afinal, um só povo, uma só nação. 

E agora sim chego onde eu queria. Muita gente, arrisco dizer, que esteve nessas festas não sabe o que é cultura. E isso porque foram as mesmas pessoas que aquando do beijo gay na Jikulumessu, disseram que aquilo era alheio a nossa cultura. Sério? Duas pessoas aos beijos? Cultura? E o funge fica onde nisso tudo? A kabetula e o alambamento? E expliquem-me só, em que parte da nossa cultura pular Carnaval faz-se numa discoteca e não na Marginal na companhia da realeza e da enfermeira.  Como disse logo no início, não pulo Carnaval. Mas isso não me impede de alertar alguns hipócritas da nossa sociedade para a sua condição. Cultura não é o que convém a cada um. Cultura é um conjunto de hábitos e costumes de uma população de determinada região. Não se equivoquem e nem se deixem levar pelas ideias das vossas vontades.

Cenas Parecidas

2 Outras Alturas

Skoob | Minha Biblioteca Virtual

Portfólio | Arquitetura & Design

Flickr | Galeria de Fotografias